qua., 02 de out.
|Unochapecó
(SIDIAL) e IV Congresso Internacional: Pluralismo Jurídico, Constitucionalismo, Buen Vivir e Justiça ambiental

Horário e local
02 de out. de 2019 19:00 – 04 de out. de 2019 23:00
Unochapecó, Servidão Anjo da Guarda - Efapi, Chapecó - SC, 89809, Brasil
Sobre o evento
Buscando dar sequência ao diálogo que foi instaurado nas edições anteriores, almejamos através do II SIDIAL: Seminário Internacional Diálogos Interculturais na América Latina e do IV Congresso Internacional: Pluralismo Jurídico, Constitucionalismo, Buen Vivir e Justiça ambiental na América Latina, ampliar os saberes e conhecimentos entre os povos e culturas que vivem e produzem conhecimento através da sabedoria popular que é tão importante para manter os valores e crenças no cerne de cada comunidade.
A América latina é espaço latente para esse diálogo por ser um lugar de pluralidades e diversidades, o que nos move a pensar em nossas fronteiras, culturas, histórias, memórias e saberes. Estamos localizados em uma região propicia par esse tipo de diálogo, pois o oeste de Santa Catarina se caracteriza por ser um espaço em que se constituíram os movimentos de diferentes segmentos sociais. Neste anseio, tendo em vista a possibilidade de poder estreitar esse diálogo com a comunidade, com outras vozes, de outros lugares e espaços da América Latina, surge o desejo de aproximar, socializar e ampliar a interlocução com a comunidade..
A Unochapecó e UFFS são instituições de ensino superior do município de Chapecó que buscam aproximar ações para o benefício da região, neste anseio, 11 Universidades brasileiras e 7 internacionais confirmaram presença nos dias do seminário. Professores da rede de educação básica de Chapecó e região, Organizações não governamentais, Sindicatos, Cooperativas e outros movimentos com engajamento e luta social, também estarão participando nos três dias de evento. O seminário pretende dialogar com os diferentes saberes populares, pensando em possibilidades de integrá-los nos espaços e processos de formação intercultural.